O método Pilates
Joseph Pilates foi o criador do método Pilates. Ele teve uma infância doente e sofria de problemas como asma, raquitismo e febre reumática. Mas dedicava sua vida em favor da melhoria da sua saúde, onde ele focalizava a sua mente praticando técnicas respiratórias que o ajudavam com o problema da Asma. Ele passou a aprofundar seus conhecimentos na área de anatomia, medicina tradicional chinesa, entre outros.
Durante a primeira Guerra Mundial Joseph Pilates foi preso junto com outros cidadãos alemães pelas autoridades britânicas. Neste campo de concentração, ele enfrentou situações precárias para viver e foi aí que resolveu colocar todo o seu conhecimento em prática.
Ao se exercitar, Joseph insistia para que todos os outros presos realizassem os movimentos junto com ele, para que eles também pudessem estar saudáveis, mesmo vivendo em más condições.
Até mesmo os presos feridos que não podiam levantar da cama, realizaram os exercícios propostos por Joseph, onde ele retirou molas das camas para criar equipamentos nos quais esses indivíduos pudessem realizar os movimentos deitados. Conforme os presos melhoravam, ele aumentava o grau de dificuldade dos exercícios para que eles pudessem ganhar mais força e flexibilidade, trabalhando não só com seus corpos, mas também suas mentes através do controle da respiração.
Logo após a guerra em 1918, Joseph voltou para a Alemanha e passou seus conhecimentos para dançarinos como Rudolph Laban, além de treinar policiais e membros do exército alemão.
Um tempo depois, mudou-se para os Estados Unidos, e ensinou Pilates para diversas pessoas até a década de 60, onde então passaram a desenvolver um conceito de um sistema integrado e abrangente de exercício físico, que foi chamado de "Contrologia", baseando-se no controle da mente sobre os músculos.
Faleceu em outubro de 1967, aos 83 anos.
O Método e o legado de Joseph foi passado adiante através de seus discípulos. Hoje é praticado por milhões de pessoas, seja com o objetivo de condicionar ou reabilitar o corpo gradativamente.