Seja bem Vindo (a)

Fisioterapia na Reabilitação Geriátrica/Qualidade de Vida na Terceira Idade

05/05/2022


A fisioterapia geriátrica vem ganhando muito interesse nos últimos anos, ajudando na prevenção de problemas e tratando àqueles característicos do avanço da idade.

Com o passar dos anos, é normal que comecemos a desenvolver algumas limitações físicas características das modificações pelas quais o nosso corpo está passando. Diante disso, pode ser mais difícil para o idoso realizar determinadas atividades do dia a dia por sentir, por exemplo, dificuldades no alongamento, redução da força muscular, menos flexibilidade e equilíbrio.


Além disso, conforme os anos passam, alguns problemas crônicos de saúde podem surgir ou se intensificar, como a diabetes, artrite, artrose, déficits de cognição pelas doenças neurológicas e cardiovasculares e várias outras.Tudo isso pode afetar significativamente a qualidade de vida do idoso, com isso, a fisioterapia geriátrica pode ser uma grande aliada, ajudando em vários pontos, como:


• melhora na flexibilidade e no equilíbrio;
• aumento da força muscular;
• melhora na coordenação motora;
• ajuda na prevenção de complicações cardiovasculares ou respiratórias;
• reduz as dores crônicas;
• melhora na marcha e na postura;
• promove a independência funcional;
• evita quedas e outras fraturas;
• impede a rápida progressão de doenças.
• Faz o paciente se sentir mais independente possível evitando depressões.


Cada paciente é único e assim, é fundamental que o fisioterapeuta busque realizar uma anamnese completa, identificando as patologias existentes, as queixas e também o que pode ser feito no sentido de evitar problemas futuros. Em alguns casos, é preciso uma dedicação maior do profissional, já que o idoso pode apresentar outras limitações, como dificuldades de comunicação, compreensão e até de cognição. 

A interação com familiares é de suma importância para que possamos entender todas as necessidades do paciente. Assim, antes de propor qualquer tratamento é essencial entender os hábitos e a rotina, compreender a estrutura familiar, analisar se existe a presença do cuidador, saber sobre a trajetória de vida do idoso e buscar outras informações que possam contribuir para um tratamento mais personalizado.


Muitas vezes, os tratamentos na fisioterapia geriátrica podem durar anos. Um atendimento humanizado, próximo e acolhedor é essencial nesse sentido, criando vínculo com essas pessoas e facilitando para que os objetivos sejam alcançados, sempre respeitando as particularidades de cada um.  

© Anamaria 2022. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis!