Seja bem Vindo (a)

Fisioterapia Home Care / Atendimento Domiciliar

12/01/2022

A Fisioterapia em domicílio ou Home Care é um modo de Fisioterapia que é realizada na residência do paciente.

Fisioterapia home care BH
Fisioterapia home care BH

O fisioterapeuta avalia, no próprio ambiente domiciliar as reais necessidades e dificuldades do paciente, adequando assim sua sessão de tratamento à melhor adaptação em seu ambiente domiciliar.

A partir dessa avaliação é elaborado um plano de assistência adequado à realidade que o paciente vive.

O fisioterapeuta vai desenvolver atividades que promovam o tratamento de doença ou sequelas de traumatismo no sistema esquelético, sistema locomotor, do sistema respiratório, do sistema cardíaco entre outros.

O objetivo é reabilitar, reeducar e prevenir as deformidades, para que o paciente possa voltar o quanto antes para suas atividades de vida diária, auxiliando na melhora da qualidade de vida, preservando e recuperarando sua saúde.

Alguns benefícios da Fisioterapia em Domicílio

• Sessão individualizada: Essa é uma das grandes vantagens do atendimento domiciliar, pois toda a atenção do fisioterapeuta será concentrada em um único paciente.

• Maior comodidade para o paciente: O paciente não precisa se deslocar até uma clínica, evitando assim o transporte, maior segurança e conforto, menor exposição a riscos de infecções e outras doenças.

• Flexibilidade de horários: O paciente pode escolher o horário que seja mais conveniente pra ele.

• Ambiente familiar: Estando com sua família geralmente o paciente se sente mais à vontade e seguro o que acaba influenciando de forma positiva no tratamento.

Essas são apenas algumas das muitas vantagens proporcionadas pela Fisioterapia Home Care.

Os objetivos principais da Fisioterapia home care são:

• Elaborar, supervisionar e executar um programa terapêutico que deverá ser realizado após a avaliação completa (avaliação motora, cardiorrespiratória e neurológica), com o objetivo de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente, promovendo independência funcional máxima e prevenindo complicações;

• Esclarecer o paciente e os familiares sobre as limitações da deficiência e o compromisso do tratamento, fazendo uso de recursos terapêuticos adequados para isso;

• Proporcionar maior independência e autonomia possível ao paciente.

• Favorecer o retorno das atividades de vida diária;

• Prescrever órteses e equipamentos quando foram necessários;

• Capacitar o cuidador/familiar para que ele possa auxiliar o paciente a atuar na ausência do terapeuta, para dar continuidade ao tratamento;

• Realizar avaliações periódicas no decorrer do tratamento, reformulando condutas e procedimentos quando necessário;

• Conscientizar a família, o cuidador e o próprio paciente sobre a importância de sua participação no processo de reabilitação para conseguir sucesso no tratamento;

• Orientar e identificar barreiras arquitetônicas no domicílio para promover uma independência funcional mais adequada e prevenir os acidentes em domicílio;

Os pacientes acamados necessitam ainda mais de atenção e cuidados especiais para evitar a progressão da doença e evitar complicações causadas pelo imobilismo.

O nosso corpo foi feito para movimentar-se todo o tempo. A partir do momento em que, por alguma questão, não se consegue mais à autonomia de realizar suas atividades de vida diária, se locomover sozinho, é necessário a ajuda do fisioterapeuta para que as sequelas dessa falta de movimento não sejam ainda mais graves, causando dores e deformidades.

© Anamaria 2022. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis!